Botox ou Toxina Botulínica

Botox® é o nome comercial para a Toxina Botulínica, uma substância muito versátil.

Um dos procedimentos mais conhecidos da Harmonização Facial é a aplicação de Botox / Toxina Botulínica.

Sua principal utilização é para fins estéticos, paralisando os músculos da mímica e diminuindo as rugas de expressão, mas não é só isso! Com ela podemos resolver também problemas como sorriso gengival, que é a exposição excessiva de gengiva quando sorri e tratamento do bruxismo, ato de ranger os dentes involuntariamente durante o sono.

O bruxismo é muito prejudicial à saúde bucal, podendo causar grandes desgastes dentais, fortes dores de cabeça e nos músculos do rosto, além de problemas na articulação temporomandibular (ATM). O tratamento convencional do bruxismo é realizado com placas de mordida que o paciente usa para dormir. Essas placas costumam incomodar um pouco o paciente e diminuir a qualidade do sono, fazendo com que muitos pacientes deixem de utilizá-la, não aderindo ao tratamento.

Atualmente podemos tratar o bruxismo com a aplicação do Botox®. Com esse novo tratamento diminuímos, a força da musculatura da mastigação, muitas vezes não sendo mais necessária a utilização das placas para dormir. Isso faz com que o tratamento seja muito mais confortável e bem tolerado pelos pacientes.

A aplicação da toxina botulínica é feita com injeções superficiais feitas com uma agulha bem pequena e fininha, por isso não é preciso anestesia para a realização do procedimento. Para maior conforto aplicamos uma pomada anestésica na pele nos pontos onde serão realizadas as aplicações.

Para diminuir as rugas de expressão podemos aplicar por exemplo nos músculos da testa para eliminar rugas de expressão na testa e entre as sobrancelhas e ao redor dos olhos, para eliminar os temidos pés de galinha.

Para resolver o sorriso gengival, aplicamos no músculo responsável por levantar o lábio superior, deixando-o mais relaxado e expondo menos a gengiva dos dentes superiores, tornando o sorriso mais harmônico e bonito.

Já para o tratamento de bruxismo, aplicamos uma quantidade um pouco maior de toxina botulínica, porque os músculos da mastigação são muito fortes. Esses músculos não são paralisados, apenas diminuímos sua força, evitando movimentos involuntários durante o sono.

Quanto custa a Aplicação de Botox?

O valor da Aplicação de Botox varia de acordo com os procedimentos estéticos que serão realizados e com a quantidade de produto que será utilizado. Para saber mais sobre valores necessitamos fazer uma avaliação individualizada através de uma consulta.

Antes de qualquer procedimento é feita uma avaliação para saber qual a principal queixa do paciente, para aí sim propor um tratamento adequado. Para isso avaliamos também as estruturas da face, do sorriso e das arcadas dentárias e a qualidade da pele do paciente. Só assim conseguimos propor um plano personalizado que mistura tratamentos dentários e faciais.

Quanto tempo dura o Botox?

A paralisação dos músculos pela toxina botulínica não ocorre imediatamente após a aplicação do produto. O efeito começa a aparecer após 2 a 3 dias da aplicação e tem seu efeito máximo após 15 dias. E seu efeito dura em média de 4 a 6 meses e vai diminuindo gradativamente. Em homens os efeitos tendem a diminuir mais precocemente do que em mulheres devido a sua maior força muscular. Após esse período, para manter o efeito é necessária uma nova aplicação.

Agende uma consulta pelo telefone: (35) 99897.3040

Atendimento em Cambuí – MG
Dra Lígia Ferreira
CRO-MG 44.601

SEU SORRISO EM HARMONIA COM O SEU ROSTO

Procedimentos de última geração